Dados da Pesquisa FecomercioSP

51,5% dos paulistanos fazem compras pela internet

Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (10/10/2011) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) revela que 51,5% dos paulistanos realizam compras pela internet. Este número representa um aumento de 8,84% em relação à medição realizada em 2010.

O principal motivo para este hábito é a praticidade. No entanto, preços – muitas vezes menores que os praticados em lojas físicas – e confiança na empresa vendedora são outros fatores que incentivam as compras on-line entre os paulistanos.

Mas, apesar destes números serem animadores, poderiam ser melhores. É que a pesquisa também revelou os motivos que levam muitos cidadãos de São Paulo a não aderirem ao comércio eletrônico. Para 52,69% da população que não faz compras na internet, o principal motivo para esta decisão é o medo de fraudes. Mas, para 23,15%, a necessidade de ver o produto “ao vivo” é a principal razão. 17,66% apontaram o custo do produto mais o frete como causa para a negativa das compras.

Outro problema considerável apontado pela FecomercioSP diz respeito à disponibilidade de informações: muitas lojas não fornecem descrições detalhadas e claras dos produtos. De acordo com o estudo, 43,51% dos paulistanos consideram estas informações insuficientes na maioria das vezes.

300 mil famílias paulistanas já tiveram membros vítimas de crime eletrônico

No levantamento que mostra os hábitos dos paulistanos quanto ao comércio on-line, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) revelou também que mais de 300 mil famílias quem vivem em São Paulo já tiveram pelo menos um membro vítima de crime eletrônico.

Veja as estatísticas:

24,71% Desvio de dinheiro a partir de contas bancárias
15,29% Clonagem de perfis em redes sociais
15,29% Não entrega de produtos adquiridos em lojas on-line
14,12% Compras indevidas realizadas por cartão de crédito
12,94% O uso de informações pessoais
7,06% Clonagem de cartão de crédito
2,23% Compras em lojas on-line falsas

Apesar disso, o número de vítimas que continuam a utilizar meios eletrônicos está aumentando. De acordo com a pesquisa, 29,41% não voltam a realizar compras pela internet após sofrer fraude neste meio, entretanto, este número é 5,01% menor que o registrado no levantamento realizado em 2010, indicando que os paulistanos estão preferindo tomar mais cuidado do que abandonar as vantagens da internet.

Justamente por isso, você que já tem um comercio online, ou pretende ter um futuramente, deve investir em segurança e praticidade para os seus clientes. E para retorno rápido do investimento, o ideal é lançar boas (e não caras) campanhas publicitárias. Pois na Internet o lucro provém da quantidade comercializada e não dos valores individuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual o Resultado? *