Criando uma Instância EC2 na AWS

O Amazon Elastic Compute Cloud (EC2) é uma solução que facilita a obtenção de servidores virtuais, também conhecidos como instâncias de computadores na nuvem. Você se lembra da VPS? Assemelha-se ao mesmo conceito, mas com algumas diferenças como por exemplo:

  1. Hospedagem: Uma VPS é fornecida por um provedor de hospedagem, enquanto uma instância EC2 é oferecida pela Amazon Web Services (AWS).
  2. Infraestrutura: Uma VPS geralmente é criada em um servidor físico compartilhado, onde várias VPSs são executadas em uma única máquina física. Por outro lado, uma instância EC2 é executada em um ambiente de nuvem altamente escalável e é isolada de outras instâncias em execução.
  3. Escalabilidade: A infraestrutura da AWS permite dimensionar verticalmente ou horizontalmente as instâncias EC2 para atender às necessidades de demanda. Com uma VPS, a escalabilidade pode ser mais limitada, dependendo do provedor de hospedagem.
  4. Configuração e controle: Com uma VPS, você tem acesso ao sistema operacional subjacente e pode ter mais controle sobre a configuração e personalização do ambiente. Nas instâncias EC2, você também tem controle sobre o sistema operacional e configuração, mas há algumas limitações em comparação com uma VPS tradicional.
  5. Preços e modelos de cobrança: As VPSs geralmente são oferecidas com preços fixos ou baseados em recursos, onde você paga um valor mensal fixo pelo plano selecionado. As instâncias EC2 da AWS seguem um modelo de cobrança mais flexível, onde você paga por hora de utilização, com várias opções de instâncias e configurações disponíveis.

Neste artigo vamos aprender a criar uma nova Instância em nossa conta AWS.

1-) Acesse sua conta na AWS (https://aws.amazon.com):

2-) Após acessar o console de sua conta AWS, clique na barra de pesquisas no cabeçalho da página e digite "ec2" (1), na lista de resultados clique em EC2 - Virtual Servers in the Cloud (2):

3-) Na tela inicial de gerenciamento de EC2, clique na opção Instâncias:

4-) Agora o primeiro passo é escolher a região que queremos criar nossa Intância EC2 (1), atenção para valores de acordo com o país/região que escolher. Em seguida clicamos no botão Executar Instâncias (2):

5-) Defina o Nome da Instância (1) e quantidade de máquinas (2):

6-) Escolha a imagem com o sistema operacional de sua Instância, neste exemplo estamos escolhendo o Amazon Linux 2023 que é qualificado para o nível gratuito:

7-) Defina a classe da Instância (atenção para valores) você pode simular os custos de sua instância utilizando a calculadora de recursos disponibilizada pela própria AWS no link (https://calculator.aws):

8 -) Agora vamos definir a Chave SSH:

a-) Será utilizada p/ acessar a máquina no futuro;
b-) Recomendado gerar um novo Par para cada Instância;
c-) Guarde-a em local seguro e faça backup, pois a AWS não a armazena, impossibilitando recuperar o acesso em caso de sua perda.

9-) Configurações de Rede:

a-) Pode-se criar um novo grupo de segurança ou escolher um já existente;
b-) Habilitar Tráfego SSH (p/ acesso ao terminal da máquina);
c-) Permitir Tráfego HTTP e HTTPS (portas 80 e 443), necessário para rodar aplicações web.

10-) Vamos definir o espaço em disco para Armazenamento:

11-) Para uma máquina com a finalidade de hospedar projetos web não é necessário alterar as configurações avançadas. Apenas clique em Executar Instância:

E pronto ! Dentro de alguns poucos instantes a AWS provisionará sua instância e já será possível conectar-se nela.

Em seguida você pode se conectar a sua nova Instância, caso precise de ajuda para utilizar o SSH veja este tutorial: https://marcomapa.com/artigos/acessando-uma-instancia-ec2-por-ssh/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual o Resultado? *