Palavras que vendem

Você escolheu colocar seu produto ou serviço a venda na Internet. Ótimo, você pode fazer bons negócios. Só que, como no mundo real, na Internet você também tem a concorrência a seu lado, como se fosse uma feira livre. É preciso, então, mostrar bem o que você oferece, provar para o possível comprador que com você ele estará fazendo um bom negócio, que ficará satisfeito.

Infelizmente, algumas pessoas fazem ofertas cometendo erros básicos: fotos desfocadas e, no caso de usar mais de uma imagem, todas virtualmente iguais.

Agora, o que é ignorado por uma maior parcela dos vendedores, é o espaço da descrição do produto. Justamente onde você pode ajudar o possível cliente a se decidir.

A arte de vender com palavras – Ao descrever o produto, ou serviço, você deve fazer exatamente isso: descrever. Tamanho, peso, voltagem, duração do serviço, em domicílio/não, disponibilidade 24 horas, entre outros.

Uma descrição precisa das características (não se esqueça de mencionar possíveis defeitos: pintura descascando, necessidade de trocar algo, etc. ) já é um grande serviço para o possível cliente, mas pode ficar ainda melhor, se você seguir essa fórmula básica: “X tem y, então Z”.

Compare as seguintes descrições, para ver como funciona:

- “Estante de madeira, compacta, resistente, ótimo preço!”

- “Estante de imbuia maciça, com 1 metro de altura por 50 cm de comprimento e 30 cm de profundidade, por apenas R$ 250”

- “Estante versátil para pequenos espaços. Com 1 metro de altura por 50 cm de comprimento e 30 cm de profundidade, ela é perfeita para as dimensões da maioria dos apartamentos e escritórios de hoje. Feita de imbuia maciça, ela tem a resistência para armazenar seus livros ou equipamentos eletrônicos pesados com segurança. Adquira agora essa peça versátil para sua sala, quarto ou escritório por apenas R$ 250”

Caso você venda um serviço, a comparação pode ser feita assim:

- “Passeador de cães, segunda a sexta, região da Vila José, experiente, cuidadoso.”

- “Passeador de cães com 5 anos de experiência em adestramento, cuidadoso com os animais, disponível para a região da Vila José, de segunda a sexta, das 7 da manhã às 6 da tarde”

- “Passeador de cães para Vila José. Mantenha seu melhor amigo feliz e exercitado com os serviços de um passeador de cães com 5 anos de experiência em adestramento e cuidados com cachorros. Ele exercitará seu cachorro por áreas de pouco movimento de carros e nos parques e praças da região, aumentando a segurança do animal. Atendemos das 7 das manhã às seis da tarde de segunda a sexta, para que você possa trabalhar tranquilo, sabendo que seu animal está em boas mãos.”

Ficou fácil de entender, não é mesmo? O terceiro exemplo não apenas descreve o que é importante, mas mostra porque cada uma das características é importante para o cliente. Ninguém é obrigado a entender sobre diferentes tipos de madeira, ou das diferenças entre um e outro método de aprender a tocar violão, ou sobre que produtos não são antialérgicos e porque isso é importante. Cabe a você, como vendedor, explicar isso.

Algumas outras dicas para escrever uma boa descrição:

- Inclua exemplos. Seu cliente sabe o que é uma hora, um metro, 30 cm. Mas, para outras medidas, é bom dar um exemplo. Suponha que seu serviço demore uma hora e meia para ser feito. Ele pode ser descrito como: “Serviço feito em 1 hora e meia. No tempo em que você assistiria um filme, nós solucionamos seu problema tal/fazemos tudo”

Atenção. Um erro de português pode acabar com sua credibilidade.

- Termine com uma ordem. O que você espera que o cliente faça? Termine com algo como “adquira agora, clicando no botão ao lado”.

Vou deixar aqui uma história que serve muito bem de Exemplo:

“O poder da palavra

Conta-se que, certo dia, um amigo do poeta Olavo Bilac foi até ele com um pedido:

— Olavo, preciso vender meu sítio, aquele que você conhece. Já tentei de tudo, e não consigo me livrar dele.

— Conheço, conheço. Mas você sabe, vida de escritor é dureza, e não tenho dinheiro para…

— Não, não, Olavo, queria que você escrevesse um anúncio dele, para eu colocar no jornal.

— Ah, sem problema – E o autor da letra do Hino Nacional escreveu:

“Vende-se encantadora propriedade, onde os pássaros cantam ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e marejantes águas de um ribeirão. Cercada pela natureza, a ampla casa, banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranqüila das tardes preguiçosas na varanda, embaladas por uma brisa gentil. Aos interessados, pede-se o obséquio de contatar o Sr…”

Depois de algum tempo, eles se encontraram de novo:

— E aí, amigo? Vendeu o sítio?

— Na verdade, desisti do negócio. Quando li o anúncio que você escreveu me dei conta da maravilha que tinha em mãos.

Moral da história: vale a pena investir um pouco mais de tempo e tentativas para escrever bem a descrição de seu produto ou serviço.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual o Resultado? *