Vendas Sazonais
Quem já viveu no interior está acostumado, existe época para tudo. Uma fruta só aparece em determinados meses, no mês seguinte já é época de outro produto, na lua seguinte é hora de plantar isso ou aquilo. Esse fenômeno se repete com boa parte das coisas que compramos. Existe época do ano para comprar roupa de inverno, de verão, para tomar sopa, e já não são poucos os que aguardam as grandes liquidações de janeiro para trocar aquele eletrodoméstico.
Seu cliente também é assim. São poucos aqueles dispostos a comprar um aquecedor no ápice do verão. Ninguém está pensando em gastar dinheiro em aquecedor nessa hora. Esse produto também não vende bem no meio de um rigoroso inverno. Quem queria ou podia comprar um aquecedor, já o fez. Aquecedor, mantas, cobertores, vendem bem no outono, quando as pessoas começam a sentir que a temperatura cai, e pensam em tomar alguma providência.
Isso é sazonalidade. Aproveitar cada momento do ano para faturar mais.
Sazonalidade refere-se a eventos que você sabe que se repetem todo ano. Assim, vender camisetas na Internet daquela banda que vai tocar no país daqui a dois meses não é sazonalidade. Vender cursos de sorvete um ou dois meses antes do verão, é.
Existem diversas oportunidades para você ganhar dinheiro com vendas sazonais, não apenas aquelas referentes à temperatura. Que tal oferecer um rápido curso de educação financeira para ensinar seus clientes como cuidar do 13º salário? É algo que acontece todo ano. Da mesma forma, a artesã que faz velas, pode aproveitar as diversas festas religiosas para fazer velas condizentes. E há muitas outras oportunidades. Volta às aulas. Festivais culturais. Encontros empresariais. Qualquer coisa que você saiba que aconteça com freqüência certa.
Tenha em mente que a Internet veio para quebrar barreiras geográficas.
Voltemos ao caso da artesã de velas. Antes, ela podia se beneficiar fazendo velas especiais para o padroeiro de sua cidade e, vá lá, para a padroeira do país. E só isso. Mas, se ela estiver na Internet pode pesquisar as datas dos padroeiros das principais cidades do país e realizar vendas especiais semanas antes de cada festa. Sem saber, ela está colocando em prática os princípios básicos de como ganhar dinheiro com sazonalidade:
1. Pesquise – Em algum lugar do seu círculo de alcance, está acontecendo algum evento especial. Quais são eles? Você pode aproveitá-los? Nem todos os eventos você vai conseguir aproveitar. Quem vende bichinhos de vidro e cristal, por exemplo, não tem como aproveitar uma feira agropecuária em sua cidade – espere por semanas de decoração, encontros de antiguidades e similares, etc.
2. Planeje seu trabalho – Faça as contas de trás para frente. Por exemplo, se o evento que você quer aproveitar acontece em 21 de abril, comece considerando que as pessoas precisam receber o que você oferece antes desse evento. Então, dando duas semanas para o correio, você terá a data de 7 de abril como o limite máximo para estar com todas as ofertas preparadas para serem entregues aos clientes. Para estar com tudo pronto no dia 7 de abril, quando você precisa começar a pesquisar/comprar/fabricar o que vende?
Pra manter a tradição, lá vem à historinha:
“As pessoas querem seus problemas resolvidos...
Conta-se que, lá pelos anos 30, uma das companhias telefônicas dos Estados Unidos quis estimular a compra de extensões telefônicas. E resolveu contratar e treinar uma equipe de vendedores para colocar o produto no mercado. No meio de muitos jovens ávidos pelo primeiro emprego estava um senhor meio idoso, que pedia uma chance.
— Sei não… - disse o gerente responsável
— Deixe-me por um mês. Se eu não vender bastante extensões em um mês, pode me demitir.
— Tá bom, vá. Pode participar do treinamento, mas preste atenção – disse o responsável pela campanha de vendas, duvidando que o tiozinho conseguisse entender o que seria ensinado ali: como funciona um telefone, como funciona uma extensão, a tecnologia da transmissão de voz, as maravilhas dos aparelhos modernos, a assistência técnica.
Após um mês, veio a surpresa. O veterano vendeu quase 10 vezes mais do que o segundo colocado. Animado, o responsável pela campanha reuniu todos os vendedores, e pediu que o campeão revelasse seu segredo:
— O senhor conseguiu isso mostrando os nossos modelos de telefone mais modernos?
— Não.
— Ensinou aos clientes como funciona a transmissão de voz, então?
— Não.
— Poxa, então que parte do nosso treinamento usou para convencer os clientes a comprarem uma extensão de linha?
— Nenhuma... Só lembrei a eles que o inverno estava chegando, e aí, perguntava: “Quer evitar sair da sua cama quentinha no meio da noite para atender o telefone na sala gelada?” Aí, eles compravam uma extensão pro quarto, rapidinho”.