Google AdWords: principais funcionalidades da ferramenta

adwords

O Google AdWords é hoje a principal ferramenta de publicidade online do mundo e representa mais de 90% do faturamento do Google. Lançado em 2005, o Google AdWords iniciou a operação apenas com o possibilidade de criar campanhas na rede de pesquisa no Google, o que chamamos hoje de Links Patrocinados.

Ao longo destes oito anos, a ferramenta evoluiu bastante. Hoje, podemos criar campanhas de marketing na rede de pesquisa do Google, na rede de display, no YouTube e também traçar estratégias de remarketing.

Rede de pesquisa

  • Links patrocinados: É hoje a ferramenta mais utilizada de de todas do AdWords. O serviço usa o sistema de publicidade por Custo por Clique (CPC), que consiste em anúncios em forma de links encontrados, principalmente, nos mecanismos de pesquisa relacionados às palavras-chave que o internauta está pesquisando. Hoje em dia, as campanhas podem ser segmentadas por região (país, estado ou cidade), horário e até por dispositivo.
  • PLA: Lançada em 2012, o PLA é uma ferramenta que vem dando um resultado ótimo para os anunciantes. Normalmente os anúncios aparecem no lado direito do resultado de uma pesquisa feita no Google com uma imagem, preço e breve descrição. Ela também utiliza o sistema de Custo por Clique.
  • DSA: O Dynamic Search Ads, ou Anúncios Dinâmicos da Rede de Pesquisa é uma ferramenta perfeita para o e-commerce que tem milhares de SKUs e não tem tempo para criar campanhas, grupos de anúncios e palavras-chave para cada SKU. Com o DSA você simplesmente coloca a URL do seu site, e o Google escaneia sua página e cria os anúncios automaticamente, de acordo com o termo pesquisado.

Rede de display

A Rede de Display Google é uma rede de publicidade com mais de 2 milhões de sites parceiros do Google. No Brasil, a rede atingi 95% de toda a internet. Normalmente, os e-commerces utilizam a rede para fazer o branding ou para anunciar alguma ação promocional. Para conseguir ter um retorno melhor, é recomendado fazer uma boa segmentação, pois a ferramenta dá a possibilidade de segmentar por Idade, Sexo, Tópicos, Interesses, ou até selecionar sites/canais específicos.

YouTube

Atualmente, o YouTube é o segundo maior rede de pesquisa do Brasil, ficando atras do Google. Dentro do AdWords, você consegue fazer dois tipos de anúncios para vincular no YouTube.

  • In-Stream: São os anúncios em vídeo, de 15 ou 30 segundos, que aparece antes de iniciar a exibição de um vídeo no YouTube, muito bom para ações de branding ou para ações promocionais pontuais, e você só paga se a pessoa visualiza o anúncio inteiro!
  • TrueView na pesquisa: Parecido com links patrocinados, seus anúncios aparecem de acordo com o termo pesquisado no YouTube, normalmente são anúncios direcionados para algum vídeo dentro do YouTube.

Remarketing:

  • Imagens/ banners: Com o remarketing, você pode alcançar as pessoas que visitaram páginas específicas em seu site anteriormente, quando elas visitarem outros websites da rede de display do Google ou usarem a pesquisa do Google. Exemplo: você consegue mostrar um banner de smartphone para pessoas que visitaram a categoria “Smartphones” em seu site.
  • Remarketing dinâmico: Já visitou um sapato, e depois, ele começou a aparecer em todos os lugares? É exatamente isso que o remarketing dinâmico do Google faz. Ele consegue captar a informação dos produtos que as pessoas visitaram em seu site, e cria um banner automaticamente para elas.

Quer saber mais sobre o Google Adwords? Visite este Post: Como funciona o Google Adwords

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual o Resultado? *