Levante estatísticas para seu site
Para realizarmos estatísticas de um site, existem diversas ferramentas disponíveis, mas sem dúvida o Webalizer é a ferramenta mais difundida para tal feito.
O Webalizer é um gerador de estatísticas de acesso para o servidor web. O Apache, por si só, loga todos os acessos feitos ao servidor, incluindo as páginas acessadas, o tráfego gerado, os navegadores e os sistemas operacionais usados pelos clientes, entre outras informações úteis para entender os hábitos e interesses de seus visitantes.
Com o Apache funcionando, é simples instalar o Webalizer: procure pelo pacote "webalizer" dentro do gerenciador de pacotes. Ele é incluído em todas as principais distribuições. Nas derivadas do Debian, você pode instalá-lo via apt-get:
# apt-get install webalizer
Ao contrário do Apache, o Webalizer não é um serviço que fica residente, mas sim um executável que precisa ser chamado cada vez que quiser ver a página de estatísticas atualizada. Basta chamá-lo como root:
# webalizer
Por padrão, a página de estatísticas é armazenada na pasta "webalizer/", dentro do seu servidor web. Se o Apache estiver configurado para armazenar as páginas dentro do diretório "/var/www", então as estatísticas vão para a pasta "/var/www/webalizer".
O arquivo de configuração do Webalizer é o "/etc/webalizer.conf". É importante que você revise o arquivo de configuração, indicando pelo menos a localização correta do arquivo de log do Apache e alterando a pasta onde as estatísticas ficarão armazenadas, caso não queira que elas fiquem disponíveis ao público. Você pode armazená-las em uma pasta isolada no servidor web, como, por exemplo, "/var/webalizer", de forma que elas fiquem disponíveis apenas localmente ou através de um script. As duas opções "essenciais" dentro do arquivo são:
LogFile /var/log/apache/access.log
OutputDir /var/www/webalizer
Para não precisar executar o comando "webalizer" manualmente sempre que precisar atualizar as estatísticas, você pode configurar o cron para executá-lo automaticamente uma vez por dia ou uma vez por hora. Para isso, basta criar um script dentro da pasta "/etc/cron.daily/" ou "/etc/cron.hourly/", contendo o comando "webalizer".
Todos os scripts colocados dentro dessas pastas são, respectivamente, executados todos os dias de manhã, ou uma vez por hora. Para que funcione, é importante verificar se o serviço "cron" ou "crond" está ativo. No caso do Debian, o script para execução do webalizer através do cron é criado automaticamente e configurado para ser executado uma vez por dia.
Em um servidor Apache com vários virtual hosts, é possível fazer com que o Webalizer gere estatísticas separadas para cada um, com uma configuração um pouco mais cuidadosa.