Macromedia no Linux!
Quem me conhece sabe que sou entusiasta do Linux, principalmente de seus desafios.
Como desenvolvedor web sempre fiquei amarrado ao pacote Macromedia (agora Adobe Macromedia), e conseqüentemente ao Windows, já que no mundo Linux não existe softwares ao nível de Dreamweaver, Flash e companhia. Foi aí que tive a curiosidade de testar a suíte no Sistema do pingüim.
Pensando em ganho de produtividade corri atrás do Wine, um software que já venho usando a tempo para rodar aplicativos Windows no Linux (por incrível que pareça, isso existe!),
Mas claro nem tudo foi alegria, compilar softwares complexos num ambiente ao qual não tem nada a ver com o de natureza deles, tem lá suas chatices......
Portanto estou postando aqui a maneira mais simples de se rodar o Pacote Macromedia no Linux, sem mexer com compilação.
Descobri que o Wine consegue rodar o Dreamweaver através de seus arquivos de instalação, ou seja, tendo todos os diretórios e arquivos necessários ele roda sem precisar passar por uma instalação. (Legal, né?)
Vamos ao que é preciso:
Ter o Dreamweaver 8 instalado no Windows. (pode ser Xp ou Vista)
Ubuntu devidamente atualizado, (testei também no OpenSuse 11 e funcionou).
Passos:
Nota: Em vez de usar o apt-get, pode instalar os pacotes com o Gestor de Pacotes Synaptic localizado no menu Sistema -> Administração
Nota2: Ter o Wine instalado com a ultima versão
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install wine
$ sudo wine
$ sudo apt-get install scite
Agora é preciso copiar os ficheiros da instalação do Dreamweaver no Windows.
Copiar a pasta “Macromedia” presente em “c:\Program Files\” e colar em “/home/username/.wine/drive_c/Program Files/”.
Copiar a pasta “Macromedia” presente em “c:\Documents and settings\All users\Application Data” e colar em “/home/username/.wine/drive_c/window/profile/all users/Application Data/”.
Copiar a pasta “Macromed” presente em “c:\Windows\system32\” e colar em “/home/username/.wine/drive_c/window/system32/”.
Copiar a pasta “Macromedia” presente em “c:\Program Files\Common Files” e colar em “/home/username/.wine/drive_c/Program Files/Common Files/”.
Depois é só ir ao regedit no windows ( start -> run -> regedit) e exportar “HKEY_LOCAL_MACHINE/Software/Macromedia/” para o ficheiro “macromedia.reg”.
Para finalizar, abrimos o “Scite” previamente instalado na nossa maquina com ubuntu, abrir o ficheiro “macromedia.reg” e aqui está a graça do jogo, vamos a File -> encoding -> e escolhemos 8 bits.
Salve e feche o Scite.
Execute no Terminal:
wine regedit macromedia.reg
e acabamos.
Para correr o dreamweaver basta abrir um console:
wine .wine/drive_c/Program/Files/Macromedia/Dreamweaver\ 8/Dreamweaver.exe
Fazendo estes procedimentos, basta instalar o Flash e o Fireworks através do Wine que eles rodam naturalmente, dispensando demais ajustes.
Até mais,
Abraço!