Melhorando o desempenho de seu notebook antigo

Sempre me perguntam se existe alguma maneira de melhorar a performance de um equipamento mais velhinho, já com um bom tempo de uso.
Neste post de hoje, pretendo dar dicas pra quem possui um notebook, (também chamado de laptop).

Infelizmente para nosso bolso, e felizmente para quem gosta de novidades, o mundo da informática segue um ciclo de 3 anos. Ao decorrer de 36 meses qualquer computador passa a estar defasado e já não nos atende mais tão bem, como os micros recém-nascidos, que sempre possuem mais memória RAM, processadores mais rápidos e discos rígidos mais espaçosos.

Quem pode trocar de notebook a cada 3 anos tudo bem, mas as empresas nem sempre aprovam a compra de novos equipamentos para os funcionários, e também, muitas pessoas tem pena de trocar seu "bichinho" de estimação.

Portanto irei listar aqui, algumas dicas, que são fáceis de seguir, não exigem muito conhecimento técnico para realizá-las e o mais importante: são baratas. Já que não vale a pena gastar muito dinheiro em um equipamento antigo se você pode comprar um novo que é mais rápido e geralmente por um preço mais acessível.

Dica 1:

Faça uma limpeza geral no seu notebook.
Nada de apenas limpezas com softwares que apenas excluem arquivos temporários e limpam o registro. Reinstale o sistema operacional e os aplicativos. Sim, o famoso "format c:" é a primeira medida que você deve tomar. O fato é que, com o uso, o sistema vai acumulando um monte de lixo, além de softwares que você raramente usa ou até mesmo que não usa há muito tempo. Apagar tudo e instalar novamente faz com que o seu notebook fique como ele chegou da fábrica.

Dica 2:

Aumente sua Memória RAM
Um bom processador sem memória para trabalhar é como ter uma Ferrari no trânsito de São Paulo: você tem potência, mas sem espaço para utilizá-la. Portanto, o problema de desempenho de seu laptop pode ter origem aí. Verifique o quanto de memória você tem, se há espaço disponível para um upgrade e o faça. Uma boa forma de fazer essa verificação é com o CPU-Z, software que permite ver quanto de memória você tem, quantos slots (encaixes) estão livres ou utilizados, além de dados de sua placa-mãe e processador. Mas não é necessário exagerar: a maioria dos usuários comuns não precisam de mais que 3 gigabytes de memória RAM.

Dica 3:

Dê preferência para sistemas operacionais e softwares de 64 bits quando possível
Atualmente, muitos softwares e sistemas operacionais nos dão a opção de versões em 32 ou 64 bits. Se o seu processador pode operar em 64 bits e você tem softwares que podem ser instalados nessa versão, faça-o. Um sistema operacional de 64 bits é capaz de transportar mais informação a cada “viagem” do que um de 32 bits. Portanto, serão necessários menos acessos do processador às memórias e ao disco rígido, tendo assim um ganho de desempenho.

É importante avisar que, dependendo da quantidade instalada, você só conseguirá tirar total proveito de suas memórias novas com um sistema operacional de 64 bits instalado. Sistemas de 32 bits têm uma limitação de só conseguir trabalhar com até 3,2 gigabytes de memória RAM. Portanto, se você instalar 4 gigabytes e um sistema de 32 bits, uma parte do seu investimento será perdido. Para ter 4 GB ou mais de memória instalada, é primordial ter um sistema operacional de 64 bits.

Dica 4:

Quer investir em novidades? Procure um disco SSD para seu laptop
Esse será a melhor opção de upgrade para 2011. Com o barateamento dos discos SSD (solid state drives), eles se tornarão uma opção mais viável e recomendável que os discos rígidos mecânicos atuais. Eles têm um desempenho melhor, pois o acesso aos dados armazenados é feito de forma eletrônica, enquanto nos discos rígidos convencionais esse acesso é feito de forma mecânica, em que uma agulha tem que varrer os discos em busca dos dados.

Além do mais, por questões de aquecimento, os fabricantes de laptops optam por discos rígidos de 5400 rotações por minuto (RPM), que aquecem menos, porém são mais lentos (em computadores desktop, esses discos costumam ser de 7200 ou 9600 RPM). Mas com um disco SSD, você sentirá um ganho enorme no desempenho. Além do mais, discos SSD não esquentam, são mais leves que os convencionais e não produzem ruídos. Por esses motivos, este será o seu melhor investimento no upgrade.

Dica 5:
 
Refresque seu equipamento
Que os notebook esquentam muito não é nenhuma novidade. Mas mesmo assim, as pessoas não tomam provindências para amenizar o problema.
Uma bela solução é adquirir uma "Dual Fan".
 

Este aparelho semelhante a uma bandeja, tem a função de refrigerar a parte de baixo do notebook. E custa pouco, em lojas online você encontra ele na faixa dos R$20,00. Ele é ideal pra quem  gosta de usar o notebook em cima cama, o que é um crime sem o uso deste accessório, pois a colcha da cama abafa a exaustão do ar quente e nosso amigo chega a ferver.
Outra ressalva importante é que o fato de manter seu laptop devidamente refrigerado, aumenta a longevidade do equipamento e diminui drasticamente o risco de panes futuras por super aquecimento.

Bom, existem outras dicas para melhorar seu velho companheiro de guerra, mas vamos deixar para um próximo post.
Grande Abraço e boa reforma por aí!

5 comentários em “Melhorando o desempenho de seu notebook antigo

  • 28 de janeiro de 2013 em 21:30
    Permalink

    Ola gostei das suas dicas, queria postar a minha pergunta sobre minha maior duvida q e meu laptop que eh importado, nenhum conhece essa marca, que e Gateway (www.gateway.com), ha 6 anos atras q trazei pra ca. Os materiais sao velhas: 2x 256Mb de memoria e o processador Pentium M, de Intel. Queria trocar a memoria e o processador para a arquitetura de 64bits, para o sistema operacional Windows 8. Sera ele vai conseguir? Nao sei o coolear vai aguentar? voce pode me ajudar essa solucao?

    Resposta
    • 3 de fevereiro de 2013 em 17:48
      Permalink

      Olá Carolina, já consertei varios notes da Gateway.
      No seu caso, o equipamento já é defasado, para conseguir suportar um processador com memoria padrão 64 bits, você também precisará trocar a placa mãe.
      O problema é encontrar uma que seja compativel com a estrutura de seu notebook.
      Avaliando custo/beneficio, é mais interessante comprar um novo laptop e deixar seu Gateway para tarefas mais simples que não exijam arquitetura 64 bits.

      Resposta
  • 18 de setembro de 2013 em 2:16
    Permalink

    Ola Marco!

    Tenho um Gateway nv49c09p
    4 giga de ram
    intel i3 primeira geracao
    com hd de 500

    Ja estou com ele ha quae 3 anos e ele nao e mais como
    uso programas de edicao de audio,mixagem e producao nele
    e sempre trava,liga placa de som nele e o som nao sai 100% como antes!

    Gostaria que me ajudasse,tem como dar um upgrade nele,se sim me diga o q eu posso trocar nele!
    Meu email djgilimar-vni@hotmail.com

    Desde ja agradeco!

    Resposta
    • 18 de setembro de 2013 em 18:08
      Permalink

      Olá Dj Gilimar,
      Tudo bom?
      Veja se a placa mãe de seu notebook aceita mais memória RAM. É sempre proveitoso aumentar de 2 para 4GB, ou de 4GB para 8GB.
      Outro item que pode melhorar o trabalho com edição de audio, é acoplar uma placa externa.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual o Resultado? *