Outlook.com: muito mais que um serviço de e-mail
A proximidade do lançamento do Windows 8 tem feito a Microsoft anunciar uma série de novidades que se relacionam, de uma forma ou de outra, à plataforma. A mais recente delas é o Outlook.com, que foi lançado oficialmente ontem (31/07/2012) para entrar no lugar do tão conhecido Hotmail. A diferença aqui é que o serviço é muito mais que uma ferramenta de e-mail.
Para começar, o visual do Outlook.com mistura os conceitos de organização do Outlook “tradicional” com a interface Metro do Windows 8, que divide as informações visuais em blocos, abusando de linhas retas e cores sólidas. Não chega a ser tão limpo quanto o Gmail, por exemplo, mas é inegavelmente muito melhor que a interface do Hotmail.
Falando neste, é válido frisar desde já que os endereços hotmail@com não deixarão de existir. O que acontece é que a Microsoft adotará o Outlook.com como seu serviço padrão de e-mails. Inclusive, você pode criar um endereço seunome@outlook.com e fazê-lo funcionar de maneira integrada a uma conta já existente.
Para isso, basta fazer login em outlook.com e, no canto direito superior, clicar no ícone de uma engrenagem. Em seguida, clique em More mail settings e, finalmente, em Create a Outlook alias (ou seu equivalente em português). Por fim, resta seguir as instruções e torcer para que o nome que você deseja utilizar já não tenha sido habilitado por outro usuário.
Outro ponto muito bacana, é que o Outlook.com já está integrado a redes sociais como Facebook, Windows Live Messenger e Twitter e em breve, será possivel utilizar o Skype através dele também.
Parece que finalmente teremos um único serviço centralizando os principais recursos que fazem parte do dia a dia de quem trabalha ou se diverte com a Internet.
Outro ponto importante, é que com tantos serviços integrados ao Outlook, não será necessário ter vários programinhas instalados em seu computador .
Finalizando, podemos dizer que, depois de tantas frustrações, a Microsoft acertou em cheio com esta novidade.