Redes sociais tem pouco impacto nas vendas online, aponta estudo…
"Levantamento da Forrester Research aponta que menos de 2% dos pedidos em sites de e-commerce são o resultado de ações nesses ambientes"
Aos poucos, as redes sociais começam a chamar cada vez mais a atenção das empresas interessadas em melhorar seus negócios. Contudo, esses ambientes podem ser menos eficientes para estimular as vendas online do que muitos imaginam, de acordo com uma pesquisa realizada pela Forrester Research e GSI Commerce.
Para chegar a essa conclusão, a pesquisa analisou informações de lojas online dos Estados Unidos, entre novembro e dezembro de 2010. A partir daí, detectou que menos de 2% dos pedidos em sites de e-commerce são provenientes de campanhas de marketing nas redes sociais. Em contrapartida, o estudo detectou que o e-mail e as buscas na internet continuam a ser muito mais eficientes para transformar os internautas em compradores efetivos.
A vice-presidente executiva de estratégia e marketing da GSI Commerce, Fiona Dias, analisa que uma das explicações para essa baixa conversão de usuários das redes sociais em compradores de lojas online está relacionada ao fato de que as pessoas não visitam ambientes como o Facebook e o Twitter para fazer compras.
Por outro lado, ela considera que as mídias sociais são um excelente canal para distribuir informações sobre promoções de curto prazo. Neste caso, a pesquisa aponta que 5% a 7% das transações analisadas foram influenciadas por esse tipo de ambiente.
A maioria dos clientes analisados pelo estudo, por sua vez, disse ter recebido algum tipo de ação de marketing antes de fazer a compra. Cerca de 82% dos compradores de produtos de consumo, como roupas, informaram que tinham visto campanhas online. Enquanto que 60% deles entraram no site de e-commerce diretamente, por meio de e-mails ou buscas na internet.