Vendendo para a terceira idade
Dando sequência a série de Posts sobre público alvo, vamos agora falar da Terceira Idade
Segundo pesquisa da Quorum, a terceira idade, agora com mais dinheiro em mãos, tem vários desejos para realizar. Em primeiro lugar, com 58% das respostas, está conhecer o Brasil. Em segundo lugar, com 33%, está participar de aventuras, isto é, saltar de paraquedas, aprender a surfar, jogar paintball, andar a cavalo, entre outras.
Empresas que já atendem esse pessoal descobriram a principal característica dos consumidores da terceira idade: eles não ligam em gastar mais para adquirir o que querem –uma grande oportunidade para quem oferece serviços que incluem alguma adrenalina.
Para quem vende produtos, as novidades não são tão boas: apenas 9% dos velhinhos que responderam a pesquisa sonham em comprar alguma coisa, como televisão, aparelho de som, casa, carro, etc. O que não quer dizer que não exista mercado para esse pessoal. Uma indústria de talheres norte-americana, por exemplo, aumentou seu faturamento simplesmente criando produtos com cabos mais grossos – perfeitos para o consumidor que já sofre com alguma artrite.
O novo consumidor brasileiro está aí, com dinheiro nas mãos, ligado na internet e, muito provavelmente, atrás do que você tem a oferecer.