Windows XP tem contagem regressiva para o fim

O sistema operacional foi lançado no dia 25 de outubro de 2001, e mais de 400 milhões de cópias estavam em uso em janeiro de 2006
 

A Microsoft voltou a anunciar em seu blog que em mais dois anos vai interromper as licenças para seu antigo sistema operacional Windows XP para computadoras pessoais, com o qual muitos usuários ainda contam, apesar dos lançamentos dos sucessores Vista e Windows 7.

"Queremos saudar a contagem regressiva de dois anos para o fim do Windows XP e Office 2003", disse no blog a diretora de marketing da Microsoft, Stella Chernyak.

"Windows XP e Office 2003 foram grandes softwares em seu tempo, mas a situação tecnológica passou por grandes mudanças", afirmou.

A diretora recomendou aos usuários de computadoras, em particular as empresas, a começar a "migrar" para as últimas versões dos programas até o final do XP, no dia 8 de abril de 2014.

O Windows XP é uma família de sistemas operacionais de 32 e 64-bits produzido pela Microsoft, para uso em computadores pessoais, residenciais e de escritórios, notebooks e media centers. O nome "XP" deriva de eXPerience.

O XP foi lançado no dia 25 de outubro de 2001, e mais de 400 milhões de cópias estavam em uso em janeiro de 2006. Foi sucedido pelo Windows Vista lançado para para o público em geral em janeiro de 2007. Suas vendas cessaram no dia 30 de junho de 2008, porém ainda era possível adquirir novas licenças com os desenvolvedores do sistema em 2009.

Sem dúvida, o XP é o Windows com maior vida útil até hoje lançado. Tanto que até hoje em dia é comum pessoas comprarem computadores novos e reinstalarem o XP. Isso devido a comodidade de não precisar "aprender" a utilizar um novo sistema operacional. Porém, esta comodidade custa caro aos usuários, pois o Windows XP possui diversas brechas de segurança escancaradas.

A própria Microsoft desaconselha o uso do seu "melhor Windows" em ambientes corporativos e até mesmo para uso doméstico, desde que você trabalhe com informações e/ou serviços importantes.

Atualmente temos o Windows 7, que foi lançado para corrigir o fracasso do Windows Vista. Este é bem mais leve do que seu antecessor "obeso", mas por contar com uma nova interface gráfica, enfrenta um preconceito por parte dos usuários, que se acostumaram com o jeito do XP, estagnado por tantos anos.

Agora no segundo semestre de 2012 teremos o lançamento comercial do Windows 8, onde esta questão de "nova interface" será ainda mais enfatizada, pois o Windows 8 trará um novo jeito do usuário interagir com o sistema. Mas isso já é assunto para um outro artigo.

 

Um comentário em “Windows XP tem contagem regressiva para o fim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual o Resultado? *